sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Ubuntu é a palavra do dia



No dia de hoje, Ubuntu é a sétima palavra mais buscada no Technorati. No Wordpress, consta como o post mais lido do dia. E nos hot blogs do mesmo servidor, está em primeiro lugar. Mas afinal, o que é Ubuntu? Ubuntu é um sistema operacional gratuito baseado no código do Linux.

Não sendo especialista em software, até hoje nunca tive coragem de usar outro sistema operacional que não fosse o Windows. Inclusive, por ser leigo, fui várias vezes desencorajado por experts em não usar o Linux.

Mas no cartaz, estrategicamente colocado na periferia de Redmont, perto da sede da Microsoft, há uma frase bastante sugestiva: "Ubuntu: Linux para seres humanos."

Vai ser dessa vez?

2 comentários:

  1. Dou aulas numa escola de ensino fundamental e médio onde o Linux foi adotado durante 2 anos. Não é pirata, sai de graça e os softwares funcionam.

    Mas as vezes as máquinas travavam de um jeito que só reinstalando o Linux. Acabaram abandonando e hoje pagam os royaltes pra Microsoft.
    Talvez esse Ubuntu traga confiabilidade e mude a conversa.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu uso o Ubuntu à alguns meses, após cerca de quase 3 anos usando Linux (outras distribuições, como Slackware, Red Hat) como meu sistema principal em casa.

    Realmente o Linux como um todo amadureceu MUITO, mas muito mesmo, nesse tempo. E continua amadurecendo.

    Arturo, alguns pontos:
    -> Não é pirata - Verdade \o/
    -> Sai de graça - Na verdade apenas a licença é gratuita, já que para uma solução eficaz é bom contar com um suporte técnico competente (não necessariamente caro).
    -> Softwares funcionam - Cada dia mais! \o/

    Quanto ao fato das máquinas terem dado esse problema, provavelmente deve ter sido algum problema durante a instalação/administração.

    ResponderExcluir