sábado, 26 de agosto de 2006

Mais encrenca judicial no Orkut

direito-5.gifO Orkut, site de relacionamentos mais popular do Brasil, mantido pela Google Inc., colocou este aviso:

"Lembre-se: nós todos gostamos do orkut e contamos com a sua ajuda para mantê-lo saudável. Por favor use o serviço com responsabilidade e seja proativo ao reportar abusos em perfis e comunidades. Conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido. Veja nossos Termos de Serviço. Stay beautiful, - A Equipe do orkut"

Eu já fiz várias denúncias de comunidades de conteúdo ilegal.

Acontece que o usuário comum não tem tempo de monitorar comunidades que agenciam pedofilia, encorajam preconceito racial e fazem apologia a todo tipo de crime, que são criadas todos os dias.

A luta é desigual, uma vez que quem se dedica a participar de comunidades de conteúdo ilegal por certo é no mínimo um desocupado.

Por conta desses problemas, sob a alegação de que os dados do Orkut estão nos Estados Unidos, a Google do Brasil está enfrentando problemas legais por demorar para cumprir as ordens judiciais que possibilitem a Política Federal e a Procuradoria da República investigar comunidades que abrigam atividades criminosas.

A Google do Brasil e o Orkut também já enfrentam ameaças de fechamento das atividades no Brasil.

Portanto, não adianta transferir a responsabilidade aos usuários.

Quem deve ser  proativa é a Google do Brasil  para colaborar com a justiça brasileira.

4 comentários:

  1. O Orkut é terra de ninguém. Realmente é necessário uma ação para coibir os abusos que ocorrem e o Google tem que colaborar.

    E se decidirem fechar o esquema melhor ainda, não sei como nos dias de hoje ainda tem gente que expõem tanto sua vida particular, adiciona fotos de filhos, locais que frequentam, horários...

    ResponderExcluir
  2. não... o Orkut não é terra de ninguém! o orkut tem dono e tem responsáveis legais sim.... só que de um ano pra cá o pessoal aparentemente deixou de monitorar a coisa (principalmente depois que os brasileiros tomaram conta) e a coisa ficou do jeito que está.

    Outra coisa, qual o efeito prático de o Google/Orkut fechar as portas no Brasil? O Orkut não vai deixar de existir por isso... e os brasileiros não vão deixar de acessar o orkut por isso, ou será que a justiça brasileira vai proibir todos os usuários brasileiros de acessarem o Orkut?

    Com esta atitude autoritária (de quem na verdade quer mostrar serviço...) o Brasil só tem a perder... perde o ponto de comunicação direta com o pessoal que administra o site, e perde a chance de pegar os criminosos que se aproveitam do orkut.

    ResponderExcluir
  3. caso venha a sair do Brasil, vou dar graças a Deus! nunca vi tanta besteiras e falta de maturidade de pais e filhos. relacionamentos que deixam a preocupar para os pais de familia e uso constante para criminosos, pedófilos e traficantes.se fechar o orkut? que vá tarde! descanço para nossa sociedade

    ResponderExcluir
  4. a nossa justiça é muito covarde e deixa uns *malandros* norte americanos fazer o que quizer dentro do seio de nossas familias, e não adianta nos os pais queixarem, pois eles estao a cima da lei.., vergomha !!!! palhaçada e putaria é a nossa justiça

    ResponderExcluir