quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Humor alivia stress no serviço público



Originally uploaded by Marcelo Montecino.
Quem pode ter paciência para esperar numa fila de repartição pública?

Funcionários estressados, falta de material, falta de servidores no balcão, burocracia, lentidão e tudo o mais que se possa imaginar que serve para irritar o público são a receita ideal para produzir o stress no ambiente.

Nestas situações, apesar do grande número de pessoas que acumulam-se nos balcões, pouco se fala no local. Forma-se um silêncio pesado.

Ainda assim, algumas pessoas conseguem aparentar tranqüilidade.

Infelizmente, eu não...

Quando chegou minha vez a servidora sorriu para mim e disse:

-"O senhor está com pressa?"

Sorri também e menti: "Não..." (antes uma paz difícil a uma boa briga...)
Ela sorriu e disse: "Estranho, porque todo mundo responde: 'quem não está'?"

Respondi: "na verdade a pressa é de todos..."

Graças ao senso de humor da servidora, ao menos nesse dia, minha pressa virou motivo de piada, o tornou a espera mais suportável (ou menos ruim...)

Minha homenagem aos servidores públicos anônimos deste país, que são uma classe injustiçada e na maioria esmagadora das vezes muito mal remunerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário