quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Escrevemos posts ou artigos?

question.gifBlog Contraditorium critica o uso de palavras estrangeiras nos blogs: "Há uma acomodação muito grande, palavras estrangeiras estão sendo usadas sem a menor preocupação em procurar um similar nacional".

Daí a pergunta: por que procurar similar nacional? O maior problema é que a influência e o uso de palavras estrangeiras não é coisa recente. E o fenômeno da linguagem não é algo estático e sim extremamente dinâmico, mais ainda na era da internet.

Por outro lado, é óbvio que ninguém vai escrever tantas palavras estrangeiras a ponto de tornar o texto incompreensível, mas a regra neste sentido é usar o bom senso, não é uma questão de nacionalismo.

Veja-se que o próprio português não originou-se em Portugal, nossa língua nasceu a partir de um sotaque regional do latim. Isto para não falar dos anglicismos, arabismos, galicismos que o português utiliza.

Radicalizando neste sentido, o português, que foi um idioma trazido do estrangeiro, também não deveria ser falado por nós e sim a língua tupi-guarani.

Portanto, não me sinto culpado por usar palavras em inglês nos meus posts, digo, nos meus artigos....

Agora, devo confessar: não confio em gente que "escrevi axxim"

Um comentário:

  1. Eu não gosto desse massacre da língua portuguesa que os adolescentes praticam mas todos os meus alunos do colegial escrevem "axxim", que posso fazer?

    Quanto a "posts", "sites", "mouse"...reclamar é não ter o que fazer. Qual é o "similar nacional" para e-mail? "Correio eletrônico". Fica meio comprido, não fica?

    Que tal nacionalizar o www? World Wide Web seria a "teia do tamanho do mundo".

    Podiam nacionalizar ao ponto de tudo estar escrito em português e ninguém entender mais nada.

    ResponderExcluir