domingo, 13 de agosto de 2006

Quando a natureza se vinga




My 6 foot 175 Pound Lemon Shark


Originally uploaded by cayobo.
Excelente reportagem divulgada no Discovery Channel sobre os ataques de tubarões em Recife.
Em uma década, mais de 40 pessoas foram vítimas de ataques de tubarões nas praias de Recife, a maioria delas surfistas.
A reportagem mostrou o trabalho dos pesquisadores brasileiros para descobrir as causas que levaram os tubarões atacar as pessoas no litoral brasileiro, já que as espécies que vivem nas praias do Recife não costumam molestar seres humanos em outras regiões, como o Caribe.
O programa mostrou ainda o depoimento dos surfistas que sobreviveram ao ataque dos tubarões, todos eles restaram mutilados.
Os estudos concluíram que os tubarões eram atraídos pelo funcionamento de um "lixão" sem tratamento, fato comum nas cidades brasileiras, que desaguava direto na praia.
E pior: a presença de um matadouro perto do lixão, cujos restos eram despejados num rio que também desaguava na praia sem tratamento eram um perfeito chamariz para os tubarões, que são atraídos pelo sangue especialmente. “Tudo que você imaginar que tem no boi desce pelo rio, desce até chifre, sebo e muito sangue”, conta aqui um morador aqui.

Assim, sem a fartura de comida que existe nas praias caribenhas, cujo equilíbrio ecológico garante comida aos tubarões sem necessidade de grandes esforços, restou aos mesmos atacar os seres humanos.
Uma ONG, fundada por um amigo de uma das vítimas que foi morta pelos tubarões, conseguiu fechar o matadouro.
Mas infelizmente isto não trará as vítimas de volta.
Interessante e positiva foi a atitude dos surfistas sobreviventes em relação aos tubarões. Afirmam que os animais não têm culpa do que aconteceu, todos continuam levando suas vidas, e não desistiram de praticar o surf, não obstante as mutilações sofridas.
Apesar do calor, pouca gente aventura-se banhar nas praias com medo dos ataques de tubarão.
No interior do Rio Grande do Sul há uma situação semelhante, porque nas cidades do interior, durante o verão, pouca gente banha-se nos rios por causa da poluição.

O Brasil possui uma das melhores legislações ambientais do mundo, mas nem sempre é aplicada por falta de interesse político e pelo argumento de que "a pior poluição é a miséria."

O progresso é necessário, já que sem emprego ninguém sobrevive, mas a questão é saber como se poderá atingir o equilíbrio entre desenvolvimento sustentável/capitalismo/progresso sem que a natureza se volte contra o homem.

Um comentário:

  1. Questão muito pertinente. Aqui mesmo, na nossa pequena ilha da Madeira, há situações flagrantes de falta de equilíbrio entre o desenvolvimento e o respeito pela natureza.

    ResponderExcluir