terça-feira, 1 de agosto de 2006

Depressão e Preguiça


dePRESSiON

Originally uploaded by Derek Davis.

Preguiça e depressão podem ter uma relação em ambos os sentidos: "Qual é a relação entre depressão e preguiça? A relação funciona nos dois lados. A depressão conduz à preguiça. Quando uma pessoa está deprimida, ela perde a energia. E a inatividade ganha vida própria; a pessoa torna-se preguiçosa.
O inverso, contudo, também funciona. A preguiça leva à depressão. Uma pessoa que se permite ficar deprimida, pois trata-se de uma atitude cômoda. Caso contrário, teria de enfrentar o problema, encarar a si mesma e buscar uma solução. Mas isso tudo exige esforço; é muito mais fácil largar o corpo de ficar deprimido.
Muitas vezes, quando uma pessoa está deprimida, um amigo bate à sua porta e diz: "Venha conosco. Vamos sair, você quer ir junto?" E a pessoa se recusa a ir com eles. Sabe que, se for junto com o amigo, será capaz de sair da depressão. Começaria pensar no que estaria acontecendo no momento, e isso afastaria sua mente das causas da depressão. Apesar disso, ela não vai.
Por que não vai? Porque é muito mais fácil continuar afundada na depressão. Assim, tem justificativa para largar o corpo e não fazer nada-está deprimida-e as pessoas aceitarão essa desculpa. Com isso, a pessoa não precisa enfrentar o desafio da vida." (Shloma Majeski, "O Caminho Chassídico para a Alegria", pág. 67).

2 comentários:

  1. Tem a ver com a tal da lei da Inércia de Newton... Movimento atrai movimento :P

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte. Adoro curtir uma preguiça, posso mesmo dizer que sou preguiçoso, mas acho que nunca fiquei deprimido. Já fiquei chateado, coisa normal, mas essas de se trancar em casa e "meu mundo acabou" não.

    Vai dizer pro jeca tatu deitado nunca rede que ele é preguiçoso e pode ficar deprimido.
    Pior, vai dizer pra um baiano (podem me acusar de preconceito com esse comentário mas quem já esteve na Bahia sabe que são mesmo, assumem e "não esquenta, meu rei").

    Vai ver tem preguiça boa e preguiça má.

    A boa é para quem sabe relaxar.


    Um abração.

    ResponderExcluir