sábado, 15 de julho de 2006

Os blogs poderão ajudar candidatos na campanha eleitoral


Wordpress.com - Dashboard

Originally uploaded by Abdul Mueid.

Professora Zélia Leal publicou interessante artigo no jornal gaúcho Zero Hora sobre o papel que os blogs poderão fazer na campanha eleitoral.
Com a massificação da informática, ela defende a idéia de que o contato entre eleitor e candidato será cada vez mais direto através dos blogs, sem a necessidade de intermediários.
Assim, os blogs, que estão disponíveis na internet 24 horas por dia, poderão compensar o espaço de um minuto e meio que a Senadora Heloísa Helena terá no horário eleitoral gratuito.
Portanto, por meio dos blogs, os candidatos poderão mostrar a cara ao eleitorado, sem a necessidade de intermediários, substituindo as campanhas milionárias, criando um espaço de intimidade entre eleitor e o candidato.
Infelizmente, no Brasil ainda temos uma barreira para chegar a esse ideal, dado o baixo poder aquisitivo da população, uma vez que 58% do eleitorado tem no máximo o primeiro grau incompleto, o que dificulta a comunicação escrita.

Mas é fato que o blog constitui um elemento novo nesta campanha eleitoral, cuja influência nos resultados ainda é imprevisível.

Há um cheiro de mudança na dinâmica das campanhas eleitorais.

2 comentários:

  1. O papel dos blogs poderá ser importante na formação da opinião das classes média e alta sobre as eleições. Embora os blogs (ainda) não tenham poder de mexer com as massas, alguma força poderão exercer. E não é só os blogs: algo me diz que os vídeos do YouTube também poderão causar algum burburinho (como mostrar promessas não cumpridas de candidatos em campanhas passadas, ou coisas mais comprometedoras que isso -- coisas que não circulariam pela mídia tradicional, mas que na Internet teriam/terão trânsito livre).
    Enfim, os blogs desempenhariam um papel bem mais importante nesta campanha eleitoral se os computadores estivessem presentes em uma maior quantidade de lares brasileiros (algo comparável a presença maciça da televisão... se é que isso já não é sonhar alto demais). Mas, em 2008, ninguém segura os blogs :)

    ResponderExcluir
  2. Cheiro de mudança? Huuum, acho que em Sp está é cheirando mal...

    ResponderExcluir