sábado, 8 de julho de 2006

Blogs serão um pesadelo para a Justiça Eleitoral

A primeira eleição a ser realizada na era da popularização dos blogs promete ser um pesadelo para a fiscalização da Justiça Eleitoral.

Ontem foi lançado um blog anônimo chamado "Pero Vaz de Caminha", que fazia acusações pesadas contra Sérgio Cabral, candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PMDB. Ficou no ar por algumas horas. Atribui-se a autoria do blog ao prefeito do Rio, César Maia, que nega tudo.

A Justiça Eleitoral notificou o prefeito e o Google para tirá-lo do ar  e determinou que, em caso de desobediência, pagariam multa de 10 mil UFIRs.

Hoje, fui verificar e o blog já não estava mais no ar ("page not found").

Em princípio, o caso não oferecia maiores dificuldades, porque o provedor Google tem sede, endereço e CNPJ no Brasil. Mas há provedores de blogs cujo endereço sequer sabe-se onde fica, tampouco há segurança se vão acatar as ordens judiciais.

Diante das facilidades que os blogs oferecem a qualquer um possa escrever o que bem entender   anonimamente, a lei eleitoral terá que ser aplicada com um certo cuidado, sob o risco de prejudicar candidatos inocentes, pois poderão ser prejudicados autores de blog de má-fé.

2 comentários:

  1. Ainda espero pelo lado mais bem humorado de tudo isso nos Blogs, afinal zoar com tudo isso será o lado mais divertido da eleição mais estranha de todos os tempos, depois de tudo, somados os últimos vinte anos, que os blogueiros lembrem disso!

    ResponderExcluir
  2. Sei não, mas acho que político inocente não existe... pelo menos poderiam fazer mais blogs como esse do Pero Vaz da Cartinha...

    ResponderExcluir