quarta-feira, 26 de julho de 2006

Heloísa Helena conquista os bacanas


Babá (com sua digicam) e Heloísa Helena

Originally uploaded by Fabrício Sousa.

Durante a fase mais aguda da crise do mensalão, quando até mesmo falou-se em impeachment de Lula, me questionei por onde andava o eleitorado bacana.

Eleitorado bacana é aquele que sempre votou contra o governo. Ele normalmente é mais escolarizado, leitor de jornais e revistas, e em muitos casos tem renda bem acima da média da população.

Desencantado com a roubalheira no país, seduzido pela espontaneidade e o discurso de Heloísa Helena, o voto dos bacanas estão migrando para a senadora alagoana.

O eleitorado de Heloísa Helena é um misto de folclore, que protesta contra os hábitos políticos neste país e de alguns poucos ingênuos que acreditam em salvadores da pátria com propostas moralizadoras, cujas expressões foram bem relatadas pelo articulista Roberto Pompeu de Toledo, da Revista Veja: "parasitas do Banco Mundial", "gigolôs do FMI", "delinqüentes da política nacional", "vergonhoso balcão de negócios sujos", "em gente ordinária eu vomito em cima", ufa...

O fenômeno Heloísa Helena não é novidade. Embora possa para alguns parecer. Em algum lugar eu já li: "o eleitorado, cansado da política tradicional, resolveu nesta eleição eleger um candidato desvinculado dos partidos políticos tradicionais."

A dinâmica deste processo sempre foi muita ansiedade, euforia e profunda desilusão.

Agora, 10% do eleitorado quer que a espontânea e carismática Heloísa Helena "vomite em cima" dos políticos tradicionais e espera que a Senadora, com o seu PSOL, moralize 500 anos de roubalheira.

Pobre Senadora!

Um comentário:

  1. É uma pena que ela provavelmente não vá poder participar dos debates das eleições. Ia ser interessante vê-la discutindo com os outros candidatos :)

    ResponderExcluir