terça-feira, 11 de julho de 2006

Como ser um bom ouvinte

talk.gifNo trabalho reencontro uma servidora que já conhecia de outra ocasião profissional, pessoa extremamente educada e prestativa, me trata pelo nome, e eu querendo retribuir, quero tratá-la também  pelo nome, mas...esqueci...

Óbvio que  nessas ocasiões basta sorrir e dizer: "qual é mesmo teu nome?". Mas será mesmo? Ideal seria se já soubesse o nome e não precisasse interromper o assunto. Odeio esse tipo de interrupção, quebra a fluidez da conversa e a torna menos produtiva.
Mas por que isso acontece, logo comigo?

O site 43 Folders ensina como evitar estes lapsos.

Segundo o site, isso acontece porque somos maus ouvintes. Acontece porque durante uma conversação somos tentados a cometer erros  de gravação enquanto os dados são gravados no "disco". Para melhorar a capacidade de ouvir os outros temos que tentar entender o que o outro lado da conversa realmente quer dizer, ao invés de cair na tentação de  formular pseudo-respostas e livrar-se o mais rápido possível da conversa.

Em síntese:

Mostre real interesse. Um ouvinte de sucesso é realmente interessado o que a outra pesssoa quer dizer. Se você não tiver tempo, ofereça-se para falar com a pessoa mais tarde.

Silêncio. Silêncio não é falta de assunto. O bom ouvinte sabe até mesmo trabalhar o silêncio numa conversa.  Silêncio não deve ser desculpa para terminar a conversa. Aprenda a sentir-se confortável com o silêncio no meio de uma conversa. As pausas criam uma reflexão valiosa para a outra pessoa.

Mensagens não verbais. Assegure-se que suas mensagens não-verbais são coerentes com a sua linguagem verbal. A não ser se diferenças culturais pregam o contrário, mantenha contato com os olhos da outra pessoa enquanto está ouvindo. Isso ajuda estabelecer confiança e interesse na comunicação. Inclinar-se para frente também é interpretado como uma expressão de interesse.

Procure filtrar os elementos que causam distração.

Quando perguntado, responda com frases completas.

Repita. Repita os comentários específicos dito pela pessoa com quem você está ouvindo ou conversando.

Gentileza. Seja gentil. As pessoas parecem ser boas ouvintes quando querem ouvir os outros. Se você aparenta que está ouvindo "apenas por que...", então sua habilidade de de ouvir se deteriorará.

Você é um bom ouvinte? Se for, parabéns. Se não, use a dica que coloque você no caminho certo!

2 comentários:

  1. Me considero bom ouvinte. Ouço mais do que falo, presto mesmo atenção no que dizem, procuro ser gentil...mas não consigo decorar o nome das pessoas.

    Talvez por ter muitos alunos todo mundo me pareça semelhante. Quando reencontro alguém é fácil relembrar o assunto e difícil relembrar o nome...para evitar papelões eu já acostumei com a cara de pau e digo "seu nome é...como é mesmo?"

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  2. Interessantes as dicas :) Às vezes também "sofro" desse mal de não lembrar os nomes das pessoas... Geralmente fico sem coragem de perguntar, e acabo tocando a conversa o máximo possível sem citar nomes :/ Talvez o melhor seja mesmo reconhecer o esquecimento e perguntar como a pessoa com quem se fala se chama -- ao menos isso contribuiria para que a conversa flua de modo mais transparente :)

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