domingo, 7 de maio de 2006

Sigmund Freud

Há 150 anos atrás nasceu o neurologista austríaco Sigmund Freud, considerado pai da psicanálise. Suas obras são estudadas e debatidas até hoje. Seu livro mais importante foi "A Interpretação dos Sonhos." Nela, procurou uma explicação científica sobre o inconsciente. Propôs uma dinâmica de funcionamento dividida em três partes:
Id: o comportamento humano primitivo, baseado no caráter sexual e perverso.
Superego: Opõe-se ao id, funda-se nos conceitos morais e de ética.
Ego: Situa-se entre ambos, buscando o equilíbrio. O ego saudável proporciona interagir com meio de uma maneira cômoda para o id e o superego.
Clique aqui para se aprofundar no assunto.

Um comentário:

  1. Carl Jung, que foi influenciado pela linha de pensamento de Freud, que demonstra ser o inconsciente quem realmente manda na dinâmica mental, foi além desse mecanismo estanque de Id/Ego/Super Ego, e demonstrou que o crescimento do indivíduo segue um "programa" traçado de dentro(inconsciente), ou seja há um substrato do ser que é inato, como uma semente carrega a planta em potencial, para a realidade externa(conciente), que é o meio onde essa realidade "transcendente" pode se desenrolar, de forma que a personalidade é uma realidade híbrida consciente/inconsciente, dando uma paulada na dicotomia mente/corpo, e mostrando a inter relação entre tudo que existe com a psicologia.

    ResponderExcluir