quinta-feira, 18 de maio de 2006

Ladrões e roubados

Vou escrever sobre um assunto que sou suspeito para falar.
Acusa-se um funcionário terceirizado do Congresso Nacional ter vendido um cd contendo a gravação de depoimentos secretos de delegados de polícia que afirmaram que o governo de São Paulo iria transferir os presos de alta periculosidade.
Todos os escândalos da história recente do país se originaram de pessoas que não são funcionários de carreira no serviço público. Os envolvidos quase sempre são agentes políticos (prefeitos, deputados ou vereadores), funcionários que ocupam cargos em comissão ou empregados terceirizados. Não se diga que o concurso público seja um atestado de honestidade. Não é. Mas o fato de alguém ter a perspectiva de um emprego de longo prazo torna a pessoa mais consciente da responsabilidade que é ocupar um cargo público. Obviamente que em determinadas funções é aconselhável a existência de agentes políticos, terceirizados e CCs, mas os acontecimentos recentes devem orientar as próximas reformas administrativas, cujas soluções são sempre pautadas pelo preconceito contra os funcionários de carreira.

Um comentário:

  1. Infelizmente , a corrupcao e um mal que continua a afectar as sociedades de todo o Mundo . Tambem aqui em Portugal , e muito por causa da actual crise economica , os chamados " crimes de colarinho branco " tem vindo a aumentar a um ritmo vertiginoso . O Governo portugues ,que muitas vezes aponta o dedo a outros governos , chega ao ponto de nomear pessoas ligadas ao partido no poder , para cargos de destaque na Policia Judiciaria ( a vossa Policia Federal ! ) . Tudo isso porque , alguns ministros e membros do Partido Socialista estao envolvidos em escandalos financeiros, e o governo prefere que o povo ( um pouco burro , diga-se de passagem ) continue na ignorancia . E assim a vida no Mundo que ja conseguiu por um Homem na Lua ( ou nao (: ) e ainda nao conseguiu acabar com a fome e a miseria que assolam o planeta . Keep up with the good work , Nunovsky !

    ResponderExcluir