sábado, 6 de maio de 2006

Diogo Mainardi tem Razão

"Imprensa não é propaganda. Se um jornalista faz propaganda do governo, não tenho o menor pudor corporativo: debocho dele" (Diogo Mainardi).
Os recentes artigos de Diogo Mainardi sobre a independência da imprensa na Revista Veja chamaram minha atenção ao que acontece na mídia no Rio Grande do Sul.
Diariamente no meu trabalho, sem nunca ter pedido, recebo diariamente mensagens email de dois jornalistas. Não faço a mínima idéia como me descobriram, mas as mensagens nunca falham.
Eles comentam sobre política e economia.
Um deles, concentra suas matérias no Rio Grande do Sul. Nunca falta uma nota apreciativa sobre o atual governador, Germano Rigotto. Quando Rigotto lançou sua natimorta candidatura à presidente, o jornalista afirmou que "havia condições para o governador se lançar candidato, porque ele poderá tirar proveito da polarização entre Lula e Alckmin". Fora Rigotto e o próprio jornalista, ninguém acreditava na candidatura. Deu no que deu. Quando são divulgados índices econômicos, lá vem a figura comparar os números do governo Lula com o de Rigotto, com óbvia vantagem para este último. Rolando o mail com o mouse, lá está: Banrisul: o banco dos gaúchos. O Banrisul é um banco estatal.
Outra figura concentra as matérias sobre Porto Alegre. Um ano e meio depois do PT ter deixado a prefeitura até hoje ele divulga supostas maracutaias de todo tipo: licitações ilegais, mal emprego do dinheiro público, más condições dos bens da prefeitura e por aí vai. Sobre a atual administração em Porto Alegre, nada é divulgado de ruim. Rolando o mail com o mouse, lá está: é patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre.
O curioso é que ambos não raro escrevem artigos desaforados contra servidores públicos, mas não negam um bom patrocínio estatal. Pode ser que nunca pediram, mas recebem. E falam muito bem de quem os patrocinam.
A comparação entre blogueiro e jornalista às vezes me incomoda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário