domingo, 12 de novembro de 2006

A contradição das ONGs

A sigla ONG significa organização não governamental. São organizações que auxiliam o poder público em vários assuntos, como administração pública, saúde, educação.

Obviamente que elas não trabalham de graça para o governo, eis que são remuneradas por isso.

Pela lei, não é preciso fazer licitação para contratar uma ONG para trabalhar para o poder público. Admite-se contração direta, sem submeter a ONG a concorrência pública.
O problema é que uma ONG de "não-governamental" elas não têm absolutamente nada, visto que na prática quase a sua totalidade vivem de verba...governamental!

Em recente auditoria do Tribunal de Contas das União, foi concluído que: "A relação entre o Estado e as ONGs, de acordo com o TCU, é pautada pela quase absoluta falta de controle, com conseqüente perda aos cofres públicos e à população. 'O que está ocorrendo é uma verdadeira terceirização da execução das políticas públicas para organizações da sociedade civil, daí descambando para toda sorte de ilícitos administrativos, tais como a burla da exigência de concurso público e de licitações, o uso político-eleitoreiro dos recursos transferidos, o desvio de recursos para enriquecimento ilícito, entre muitos outros', diz a auditoria relatada pelo ministro Marcos Bemquerer Costa.

Para quem acha que a terceirização de tudo no serviço público é a panacéia para todos os seus males, a resposta está acima.

2 comentários:

  1. eu estava fazendo uma pesquisa sobre ong e acabei encontrando por aqui.Estou muito feliz com o resultado!!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse site vou enviar para um monte de amigos!!!!!
    Gracias,:-)

    ResponderExcluir