sábado, 18 de novembro de 2006

Blogar por dinheiro não é pecado, mas dá trabalho

Sou fã do  Contraditorium.

Na essência, trata-se de um blog que ensina a blogar, comenta sobre as novidades da blogosfera e dá dicas como  ganhar dinheiro blogando. O Contraditorium acabou virando um daqueles blogs de referência da blogosfera brasileira.
No Contraditorium,  foi iniciado um debate, sob o título "Dilema ético ou pura frescura?"

Fala da situação de um sujeito  que mantém um blog cujo assunto  não tem o mínimo de interesse pessoal, mas sabe que o assunto atrai milhares de visitas e dá uma boa receita de publicidade. Para resumir, bloga por dinheiro sobre um assunto que não dá nenhum prazer em escrever.

Isto é ético?

É curioso ver tantos blogs na lista dos tops   que oferecem pirataria, corpos destroçados em acidentes,   celebridades namorando numa praia e mais tantas coisas que a fértil imaginação dos internautas é capaz de engendrar e ninguém questionar sobre   o limite ético do conteúdo dos blogs. :-)

A situação do sujeito que bloga por dinheiro equivale a um emprego. Óbvio que, como acontece em qualquer emprego, haverá situações que agradam e outras nem tanto. Quanto mais se gostar do trabalho, mais fácil é encarar as longas horas que o sujeito tem de ficar à disposição do empregador. Na mesma linha dos blogs, será melhor se o assunto interessar ao autor.  Mas tanto blogando quanto trabalhando, por mais que se goste,  sempre haverá situações frustrantes, tal  como no blog ser postado um comentário maldoso ou haver roubo de conteúdo na proporção do quanto que o blog torna-se conhecido.

Num blog, como num emprego, ninguém vive no inferno ou no paraíso, exclusivamente.
O maior problema do sujeito que bloga por dinheiro sobre um assunto que não tem interesse não é ético, e sim de motivação. Acho que muitos não resistiriam blogar deste jeito  por muito tempo e manter seus visitantes.

E quem se propõe a uma empreitada dessas tem que ficar atento aos modismos. Se hoje o RDB está na moda, amanhã não estará mais e o sujeito vai ter que arrumar outro assunto  para continuar a ganhar dinheiro...

Afff...ser blogueiro profissional não é coisa para mim...

Um comentário:

  1. Nem é para mim, livra! Que coisa, ainda não me tinha dado conta que há quem blogue por dinheiro. Achei seu post esclarecedor e bom para uma reflexão.
    Abraços.

    ResponderExcluir