quinta-feira, 27 de abril de 2006

O Silêncio da Blogosfera Brasileira

Fator W observa: no Technorati, maior arquivo de blogs da internet, dos cem maiores links do mundo, pelo critério do número de links, nenhum é brasileiro. O que está havendo? Falta blogueiro? Bem, internauta pelo menos é o que não falta, em recente reportagem do Globo Online, atualmente são catorze milhões de brasileiros que têm acesso à internet em seus lares. Então é blogueiro que falta? Talvez sim, talvez não. A mesma reportagem afirma que o seguimento da internet que mais cresceu foi aquele voltado para comunidades, ou seja Orkut, Blogs, Flogs e Videologs.
Agora, fato não esclarecido pela reportagem, dentre esses setores, qual o que mais cresceu. Mas minha aposta é que seja o Orkut. E aí é que está o problema. A inércia da nossa cultura torna sites de relacionamento muito mais atrativos do que a produção de idéias. No passado, nos acostumamos a ficar na frente da TV vendo novelas e esperando pelo desenrolar da trama que a fértil imaginação dos roteiristas bolavam. Hoje, a moda é o Big Brother, no qual as pessoas espionam ao vivo a vida privada dos participantes. Neste, o telespectador participa da trama, escolhendo quem vai embora do programa, ficando com a ilusão de poder controlar o destino de outras pessoas. Para quem quer algo similar ao BBB na internet tem o Orkut, no qual se pode espionar a vida alheia anonimamente com o mouse. Dá até para mandar alguém embora, se denunciar como fraude. Com tantas opções, escrever um blog é atrativo? Penso que para muitos não. Agora, se eu consegui convencer alguém a sair da inércia e fazer um blog e não sabe por onde começar, sugiro que você visite (In)formação e (In)utilidade e também procure uma explicação extremamente didática em "A Arte de Blogar".

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo, parabéns pelo Idéias ao Vento, está bem interessante.
    Sou professor e noto no colegial uma forte tendência dos alunos ao orkut e fotologs e na faculdade um grande acesso a sites técnicos.

    Quando comecei meu blog por pura necessidade de expressão tentei incentivar amigos (só um "caiu na rede", sempatrocinio.blogspot.com.

    Acho que o problema é mesmo de conteúdo, ou seja, se a pessoa tem um blog ela tem de escrever alguma coisa e algumas tem dificuldade até em organizar o pensamento.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir