terça-feira, 25 de abril de 2006

Sobrevivendo no Ciberespaço


No Blog da (In)formação e (In)utilidade, que é uma bíblia para os blogueiros, Edney Souza abre o jogo e escreve sobre os programas que ele usa e ajudam o internauta, seja blogueiro ou não, a sobreviver ileso no mundo da Internet.
Já estou nesta estrada há mais de dez anos e nunca foi tão grande meu medo de vírus, malware, spyware etc. como eu tenho agora.
Apenas bom-senso não ajuda, porque ninguém está livre das armadilhas. Cito como exemplo o que aconteceu comigo no Orkut, que virou terra-de-ninguém nos últimos tempos. Recebi um recado de uma conhecida da academia, que escreveu: "olha só que legal o cartão que recebi, acho que vale a pena dividir com você". Como se tratava de uma pessoa conhecida, achei que não tinha problema, mas ao clicar o anti-vírus bloqueou a execução. Era ele próprio: vírus!
Portanto, obviamente é preciso bom-senso para evitar baixar arquivos piratas, não abrir arquivos enviados por desconhecidos etc, uma vez que são um perigo em potencial para pegar toda espécie de software malicioso, mas se essas precauções falharem, eu tenho como defesa:

1) Ad-Aware SE, anti-spyware, freeware

2) AntiVir Guard , antí vírus, freeware;

3) AVG, antí virus, freeware.

Os três são executados simultaneamente e o bom é que eles atualizam-se automaticamente.

Estou aberto para sugestões, se alguém souber de algum programa freeware que valha a pena, vou considerar instalar no meu PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário