domingo, 30 de abril de 2006

Dureza com os fumantes: exemplo a ser seguido






Nos Estados Unidos morrem todos os anos 440.000 pessoas por doenças relacionadas ao uso do cigarro. No mundo, a Organização Mundial de Saúde estima que pelo ano de 2030, o cigarro causará 10 milhões de mortes por ano, sendo a maior causa de óbitos no planeta.

Pior ainda são as estatísticas relacionadas às mortes dos fumantes passivos, isto é, aquelas pessoas que não fumam, mas são expostos à fumaça do cigarro: todo ano morrem 52.000 fumantes passivos nos Estados Unidos , destes, 3.000 por câncer no pulmão. Estatísticas completas podem ser examinadas neste link (inglês).
Considerando este quadro, a cidade de Calabasas, Califórnia. Editou uma lei inédita, provavelmente a mais severa do mundo contra o tabagismo. Desde 17 de março de 2006, a cidade proíbe fumar em locais públicos, inclusive ao ar livre, como nas ruas, parques, shoppings, estádios, clubes, jardins, playground etc. Nem mesmo será permitido fumar na prória casa, se o espaço for adjacente à rua ou área comum de condomínio. Em caso de violação à lei municipal, o prejudicado pode solicitar o fumante que apague o cigarro. Se for recusado, ou a vítima se sentir desconfortável ao fazer isso, poderá chamar fiscais da prefeitura. A repressão à violação lei incluem advertência, auto de infração e processo judicial.
No Brasil, há uma lei federal que proíbe fumar em locais fechados, mas nem sempre é obedecida pelas próprias autoridades. Juízes fumam nas audiências, políticos circulam em locais fechados com o cigarro aceso e o próprio Presidente às vezes é flagrado pela imprensa fumando charutos cubanos. Na minha cidade uma lei dessas também teria poucas chances de passar. Dos três últimos prefeitos, todos fumavam.

6 comentários:

  1. Fumar passivamente é foda. Como seria melhor um mundo onde essa lei radical vigorasse. Quer fumar um cigarro? Se esconde, abre o bueiro e fuma no esgoto... FAzer outros sofrerem pelo seu vicio é a coisa mais egoísta possível.

    ResponderExcluir
  2. quero ajuda, TENHO VARIOS AMIGOS FUMANTES, ODEIO CIGARRO, ESTOU QUERENDO FAZER UMA CAMPANHA FORTE PARA AJUDAR MEUS AMIGOS N/SEI COMO COMEÇAR SE VCS PUDEREM AJUDAR-ME ACEITAREI.

    ResponderExcluir
  3. minha amiguinha.
    pra começar mate-os um aum.tenha certeza de uma coisa, se tiver dez amigos fumantes saiba que talvez
    um consiga parar.há um estudo que relaciona o fumo ao mal caráter(HÁ ECXEÇÕES)os fumantes, ao passar do tempo perdem o controle do tal ''simancol''.quantos param de fumar quando está contigo?jogam restos no chão-fumam em lugares indevidos e etc.
    será que o mau cheiro de suas roupas e seus mau-hálitos não são suficientes para faze-los parar?não se imporetam de estar em locais onde há pessoas que não fumam e até crianças.nã respeitam as regras de não fumarem em lugares indevidos.

    ResponderExcluir
  4. Parei de fumar a 4 meses e, sinceramente "ACHO UM ABSURDO O DESRESPEITO PARA COM OS FUMANTES "
    Isso mesmo..... os não-fumantes é que precisam se tocar e respeitar a quem, infelizmente ainda não conseguiu se livrar deste vício.

    ABAIXO A DITADURA...... LIBERTADE PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado que quem nos impôs o cigarro, vendendo a idéia de coisa moderna, pra-frentex, etc... dorme agora sobre os milhoes ganhos com o vicio que hoje eu luto para vencer.... Nós fumantes não somos os vilões... somos vítimas de publicitários e empresários escrotos..... ao invés de nos criticar tanto, ajudem-nos a punir quem realmente ferrou nossas vidas !

    ResponderExcluir
  6. Para todo vcs que fumam evite o melhor que seja, pq isso fas mal muita gente acha o cigarro uma coisa simples mas não é assim. Adimito nunca fumei e nunkinha tive vontade tbm falo minha vó fuma mas ela esta tentando para. EU acho que vcs que fumam divia valorizar a vida pq não todo mundo que sobre vive fumando tá. Tenho abuzo do chero da quela fumaça assim que sinto o cheiro começo a tussir. não estou querendo criticar ninguém apenas dar um conselho para vcs pararem de fumar isso fas mal aou seu pumão...
    ENTÃO DE VALOR A VC MESAMA E A SUA ***

    ResponderExcluir