quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Uma história de um brasileiro

Dia do Brasil

Originally uploaded by r0drig0 FL0res.
Sete de setembro é o nosso dia. Para homenagear a data, surfando na internet, encontrei uma história que vale a pena dividir.
Em dezembro de 1864 iniciou a Guerra do Paraguai.
Durante a ofensiva inicial, o exército paraguaio dividiu-se em três frentes de batalha invadindo Mato Grosso, em dezembro de 1864, e, nos primeiros meses de 1865, o Rio Grande do Sul e a província argentina de Corrientes. Atacando, quase ao mesmo tempo, no norte (Mato Grosso) e no sul (Rio Grande e Corrientes), os paraguaios estabeleceram dois teatros de operações.
A invasão de Mato Grosso foi feita ao mesmo tempo por dois corpos de tropas paraguaias. A província achava-se quase desguarnecida militarmente, e a superioridade numérica dos invasores permitiu-lhes realizar uma campanha rápida e bem-sucedida.
A primeira coluna seguiu com 10 navios e 5 mil homens pelo Rio Paraguai e atacou o forte Nova Coimbra. Uma guarnição de 155 brasileiros resistiu durante 3 dias até terminar a munição quando se retirou em direção à Corumbá.
A segunda coluna paraguaia, comandada pelo coronel Francisco Isidoro Resquin e integrada por quatro mil homens, penetrou, por terra, em uma região mais ao sul de Mato Grosso, e logo enviou um destacamento para atacar a colônia militar fronteiriça de Dourados. O cerco encontrou feroz resistência por parte do tenente Antônio João Ribeiro e de seus 16 companheiros. Ao responder ao comandande inimigo se preferia a rendição, o tenente Antônio João Ribeiro respondeu: “Sei que morro, mas o meu sangue e de meus companheiros servirá de protesto solene contra os invasores do solo de minha pátria”. A colônia militar caiu em 29 de dezembro de 1864. O Ten. Antônio João Ribeiro e seus companheiros recusaram a rendição e lutaram até a morte.

Os tempos de hoje não exigem o sacrifício de  Tenente Antônio João Ribeiro e tantos outros fizeram em nome da pátria. Mas em tempos de mensalão,sanguessugas, vampiros é preciso acreditar o quanto é importante agir certo, já que escândalos vem e vão, mas o país continua. Feliz 7 de setembro!

Fontes: Dourados News , Wikipedia

2 comentários:

  1. Cururu no Fantástico
    http://www.youtube.com/watch?v=E2L1NcRLBZk

    ResponderExcluir
  2. Achei interessantissima essa história de Antônio João Ribeiro. Fiz algumas pesquisas sobre a cidade de Dourados-MS e fiquei fascinado no assunto.

    Parabéns por expor isso.
    Excelente!

    ResponderExcluir