sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Desastre em Fanfa


Bento Gonçalves recebeu a notícia da proclamação da república quando estava em Viamão. Os farrapos pretendiam que a capital fosse em Piratini, no interior da província, e que Bento Gonçalves fosse o primeiro presidente da jovem república.

Decide então Bento Gonçalves levantar o acampamento nas cercanias de Porto Alegre, capital da província, que estava tentando retomar, e voltar para Piratini.

Bento Gonçalves fez o caminho ao norte de Porto Alegre, guardando prudente distância da capital, e pretendia cruzar o Rio Jacuí, a oeste de Porto Alegre.

Avisado, o comandante do exército imperial, Bento Manuel Ribeiro, decide realizar um ataque coordenado através de terra e mar. As forças terrestres são comandadas por José Joaquim Andrade Neves e postam-se na região de Triunfo. Por sua vez, a armada do império, composta de escunas e canhoeiras, segue pelo Rio Jacuí, chefiada por um mercenário inglês, John Pascoe Grenfell.

Foto da Ilha de Fanfa, gerada pelo satélite. clique para ampliá-la.Em 2 de outubro de 1836, Bento Gonçalves posta-se numa colina com 500 homens e atravessa o restante de suas tropas em pequenas balsas para a Ilha de Fanfa, pretendia assim usar a ilha como uma base antes de chegar a outra margem do Rio Jacuí. Mas no dia seguinte, quando os farrapos tentaram deixar a ilha, foram encurralados pela armada de Grenfell. E as tropas que estavam na colina foram dizimadas pelo fogo de artilharia das forças terrestres comandadas por Andrade Neves. Embora encurralados, os rebeldes da ilha resistiram ainda por mais um dia. Mas em 4 de outubro os republicanos renderam-se ao Império. Bento Gonçalves foi preso, junto com outros líderes farrapos.

Fanfa foi um desastre para a República, uma vez que representava o grosso do seu exército. Com a prisão de Bento Gonçalves e seus homens de confiança, sobrou algumas poucas brigadas no interior da província. Fanfa foi um golpe que a República jamais se recuperaria.

Crédito da figura: Popa.com.br, navegando pelo Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário