quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Tecnologia e convivência pacífica em órbita



Foto oficial da primeira astronauta turista da história, a empresária americana Anousheh Ansari, nascida no Irã.

A família da astronauta custeia uma fundação que incentiva a exploração espacial sem a ajuda governamental, através do oferecimento de um prêmio em dinheiro, chamado de X-Prize.
A exemplo do que aconteceu com Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, Anousheh Ansari teve que pagar para fazer o vôo espacial. Pagou vinte milhões de dólares.

O governo brasileiro pagou 10 milhões de dólares pela viagem de Marcos Pontes  por força dos convênios de cooperação   espacial mantidos entre o Brasil e a Rússia.

A nave russa Soyuz TMA-9, que transporta a astronauta, decolou de 18, em Baikonour, Casaquistão.

A viagem durará 8 dias.

Ansari tem um blog que está registrando em tempo real sua viagem. No blog, ela informa que o atracamento com a estação espacial internacional (ISS) foi feito sem incidentes. Já recebeu muitos comentários de congratulações, a maioria de cidadãos iranianos, num deles, uma mulher iraniana disse que ela "é um exemplo para as mulheres do Irã".

Nos tempos de hoje, ao menos no espaço as culturas oriental e ocidental vivem em harmonia, servindo de exemplo para autoridades religiosas e políticas deste pobre planeta.

Crédito da foto: NASA.

2 comentários:

  1. Sim, ela pode ser um exemplo, pioneira, tudo isso, mas... vinte milhões de dolares davam para fazer tantas coisas nesta nossa Terra onde as crianças morrem de fome e de doenças ...

    ResponderExcluir
  2. Esses milionários... ¬¬
    Mas é interessante a ida por ela ser mulher e iraniana. E milionária. Bem diferente do perfil do pessoal que costuma ir para o espaço (exceto pelo milionária) :P

    ResponderExcluir