sábado, 16 de setembro de 2006

PT versus PSDB, PSDB versus PT...

voto.gifBlog do Mello, um dos que eu leio, faz uma retrospectiva dos escândalos de corrupção da era Fernando Henrique Cardoso. Eu já brinquei comentando   que tenho medo de lê-lo porque ele pode me convencer a votar em Lula.

Recordando os 8 anos de Fernando Henrique Cardoso e os 4 anos de Lula é possível concluir que tanto o PSDB como o PT têm um discurso muito bom quando estão na oposição, mas quando estão no governo a coisa é muito diferente.

Na atual adminstração do PT foi prometido a moralização da coisa pública. E todos sabem no que deu.

O PSDB promete combater a corrupção. Mas não foram poucas as acusações de corrupção durante o governo Fernando Henrique Cardoso, sendo o mais notável, o desaparecimento de 2 bilhões das reservas do Banco Central para ajudar os bancos Marka e FonteCidan, que ninguém conhecia.

Houve ainda o escândalo do TRT-SP, com o secretário particular de Fernando Henrique Cardoso, trabalhando ao lado do presidente, trocando freqüentemente telefonemas com o juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que foi condenado pela justiça pelo desvio do dinheiro das obras do Tribunal Reginal do Trabalho de São Paulo.

Na época, a versão oficial dada foi que era uma pressão do poder executivo sobre o TRT-SP para não conceder aumentos salariais acima da inflação para não comprometer o plano real.

Hmmm..

Afinal, o que está acontecendo? No meio de toda esta lama, o que pode explicar que o PT e o PSDB sejam justamente os dois partidos que têm chances reais de ganhar um novo mandato para presidente?

2 comentários:

  1. Acho que a corrupção dificilmente será extinta de forma total. Se chegássemos a isso, estaríamos no sonho do Marx.

    O que podemos sim controlar são as punições aos corruptos e aos corruptores. E nisso o Brasil está falhando, e muito.

    Porquê só PT e PSDB são viáveis? Porque, ainda bem, não surgiu um novo Collor, de um PRN qualquer ;) . Por mais populista que o Lula seja, não chega aos pés do Chavez e do Evo Moralles. E o Alckmin, claramente superior ao Lula, não emplaca porque não tem um discurso ufanista.

    Se tivéssemos uma democracia lindamente estabelecida, com um nível social e econômico maior, o Alckmin ganharia fácil porque ele vende a melhor administração e futuro. O Lula vende o sonho.

    ResponderExcluir
  2. Entre o PT e o PSDB , fico com o PT.
    Corrupção existe nos dois, Lula nos decepcionou, mas como na minha opinião a outra opção é pior por causa do que já assisti na era FHC, privatizações, proibição de CPIs, aliança com empresários, fico com a esperança de que o Lula acorde e reflita melhor nesse segundo mandato. Vender o país eu sei que ele não vai fazer!

    ResponderExcluir