sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Nasce a República

Declaração da República Rio-grandense. Òleo do acervo do Governo do RS


A vitória sobre as forças legalistas foi incontestável. Antônio Souza Netto achava que após a Batalha do Seival, segundo o historiador Francisco Riopardense de Macedo, a guerra com o Império seria um caminho sem volta. Dois dias depois, Antônio Souza Netto, na frente de seus homens perfilados, proclama a república com estas palavras que ficaram na história do Rio Grande do Sul:

"Camaradas! Nós, que compomos a primeira brigada do exércio liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império e forma um Estado livre e independente, com o título de República Rio Grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará oportunamente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio Grandense! Viva a independência! Viva o exército republicano rio-grandense!" 

No quadro a óleo acima, pertencente ao acervo do governo do Rio Grande do Sul, mostra Antônio de Souza Netto proclamando a república.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde posso encontrar grauras que tenham o retrato do Coronel Antonio de Souza Netto, pois sou uma estudiosa da historia do Rio grande e em particular de Netto. Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  2. >gostaria de saber onde posso encontrar bibliografia ou fontes do Cel Manuel Lucas de Oliveira, pois sou estudioso de história e careço de maiores informações sobre este sujeito social.

    ResponderExcluir