quinta-feira, 26 de abril de 2007

Papel da justiça

Às vezes fico me perguntando qual é o papel da Justiça.

No dia de ontem fui a uma audiência do Juizado Especial Criminal (JECrim) O JECrim julga causas criminais cuja pena não ultrapasse dois anos (a lei foi mudada em 2006). Ir a uma audiência dessas é um acontecimento especial para mim, porque é muito raro eu trabalhar em causas criminais.

O caso foi de um sujeito bebaço que queria entrar à força numa área privativa do hospital municipal a pretexto de visitar sua filha, que estava internada. Foi contido pelos seguranças, foi parar na delegacia de polícia e, conforme a lei, o caso terminou na Dona Justa.

Perguntado pelo juiz se eu queria prosseguir com o processo, perguntei se havia uma proposta de acordo e foi respondido: "a proposta de acordo é se o réu se compromete a não mais repetir os atos de que é acusado".  Nem uma cesta básica se cogitou obrigar o acusado  a doar ao hospital.

Se a intenção da dona justa  era  fazer o réu prometer não aprontar mais, me pergunto se o gasto em trazê-lo na frente do juiz valia mais a pena do que arquivar o processo e deixar por isso mesmo!

2 comentários:

  1. Ro,
    tenho comentado pouco, mas não deixo de visitar aqui nunca.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fastio?! N U N C A
    É só falta de tempo.
    Estou trabalhando como nunca.
    Beijos

    ** Cadê selinho? Pode colocar rapidinh, que seu blog é um dos favoritos

    ResponderExcluir