quinta-feira, 5 de abril de 2007

Trabalho na quinta-feira santa

No meu trabalho não houve feriado no dia de hoje. Não só tive que trabalhar, como me foi passada uma audiência para hoje de um processo que nunca tinha visto na vida.

Tratava-se de um processo ajuizado pelo Ministério Público com o fim de impedir o Município de usar o aterro de lixo da cidade, uma vez que ele fica na zona urbana da cidade. É um tremendo problema, já que se Pelotas não puder mais usar o aterro de lixo atual, não terá mais onde colocar as 150 toneladas de lixo que produz diariamente.O processo tramita desde 1992, com sucessivas concessões e prorrogações de prazos para que seja utilizado outro local para depositar o lixo.

Entretanto, o Ministério Público reconheceu as melhorias que a administração realizou no aterro desde o ajuizamento da ação. Em alguns pontos até mesmo cresceu vegetação, com um melhor tratamento dado ao acúmulo de lixo. A FEPAM-Fundação Estadual de Proteção Ambiental concordou com o Ministério Público.

No final, a audiência foi adiada para o mês de outubro, com o objetivo de aguardar o Município elaborar o EIA/RIMA-Estudo do Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental do local e tentar firmar um acordo com o Ministério Público para encontrar uma solução definitiva.

Foi a primeira vez que vivenciei um caso concreto de direito ambiental e vou pedir mais processos desta matéria. Gerenciar problemas ambientais é muito interessante, pois é a especialidade do futuro. Trabalhar na quinta-feira santa foi um presente dos céus e pensar que estava quase revoltado com a idéia!

2 comentários:

  1. Eu também trabalhei (e estou ainda no tabalho).
    Toda vez que há um feriado sempre acabo trabalhando mais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Você não existe, Rodrigo, meu Amigo! Tem que trabalhar quando a Cristandade descansa e ainda acaba gostando do trabalho que teve de fazer! Pois eu, que sou professora e uma alma menos dedicada( ou serei alma cansada?...), descansei.
    Abraços para Vc e Boa Páscoa.

    ResponderExcluir