segunda-feira, 19 de março de 2007

Refinaria Ipiranga agora é da Petrobras, Braskem e Ultra

Vivendo longe do coração econômico do país, normalmente as decisões tomadas pelas megaempresas não têm grande influência na vida das pessoas que moram na zona sul do Rio Grande do Sul. Mas hoje foi um dia de exceção, pois a Petrobras, Braskem e o Grupo Ultra compraram o Grupo Ipiranga por 4 bilhões de dólares.

A transação afeta a região, porque na cidade de Rio Grande, situada a 300 km de Porto Alegre, localiza-se a refinaria da Ipiranga. Operando desde 1937, a refinaria esteve ameaçada de fechamento no ano passado por conta da valorização do câmbio e a queda do preço do petróleo.

A partir de agora, com a venda do Grupo Ipiranga para a Petrobras, Grupo Ultra e Braskem, cada uma das empresas será proprietária de um terço da refinaria, segundo informado pela Bloomberg.

A expectativa é que com a aquisição da refinaria seja injetado novo ânimo nas suas operações com a promessa de investimentos das empresas adquirentes.

A região ficará na expectativa.

Um comentário:

  1. A politica econômica do governo, infelizmente veio à inviabilizar a Refinaria Ipiranga, empresa essa capcitada e dona de tecnologia própria no refino de petróleo e seus derivados.
    Á dificil entender como as "politicas" governamentais prejudicam o mercado, quando há influencia e concorrência desleal no mercado.
    Entendo que a refinaria depende de importação de petróleo bruto para o beneficiamento, preço pago em U$$, a Petrobrás não acompanha o mercado internacional do petróleo, então socumbe as empresas que desse mercado participam....
    Inviabilizar a Refinaria Ipiranga é deixar de ser brasileiro, pois o grito do Ipiranga do Petróleo teve início quando da permanência da Ipiranga no mercado quando da estaização acorrida nos anos de 1.964.
    Valeu, família Bastos, Telechea, Gouveia e tantos outros.

    ResponderExcluir