quinta-feira, 15 de março de 2007

Não seja o próximo YouTube

Viacom, conhecida empresa de mídia, ajuizou na justiça americana uma ação de indenização de 1 bilhão de dólares contra o site YouTube, por violação de direitos autorais. A Viacom afirma que vídeos de sua propriedade são utilizados sem autorização pelo YouTube.

De fato, não custa muito ao usuário do YouTube achar vídeos de propriedade de outras redes americanas, da Rede Globo, de partidos políticos, de filmes. Deve-se notar ainda que o YouTube além de exibir os vídeos sem autorização, também lucra pela sua exibição através de publicidade.

Portanto, se foram aplicadas as regras tradicionais de direitos autorais pela justiça americana, com certeza o negócio de 1,65 bilhões de dólares será o maior malogro da história e constituirá precedente para outras empresas proprietárias de vídeos ajuizarem a mesma ação.

De qualquer sorte, isto serve de alerta para aquelas pessoas que costumam exibir fotos e vídeos de terceiros sem autorização na internet em sites como o Flickr e Orkut. Para evitar problemas na justiça, é melhor não fazer :-)

Um comentário:

  1. Ro,
    Me defende, que eu vivo usando :)
    Deixei um desafio pra vc lá no meu canto.
    Bjos

    ResponderExcluir