sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Deixem a Cicarelli trabalhar

Revogada a medida de censura ao YouTube, que nos equiparou à países como a China, Cuba, Coréia do Norte, Irã e onde tantos outros onde impera o reino do mal, a melhor coisa a fazer é deixar a Cicarelli em paz.

É compreensível a revolta dos internautas e de qualquer pessoa que defenda a democracia e a liberdade de expressão pelos acontecimentos que varreram a Internet brasileira na semana passada.

É errado pensar que a Justiça só age em favor dos poderosos, digo isto pela própria experiência, bastando ver quantas vezes grandes corporações e o Estado são condenados no Judiciário, em especial em causas que envolvem o direito do consumidor.

Por outro lado, lamentavelmente o Judiciário às vezes impressiona-se quando um processo judicial é movido por algum "rico-famoso-bacana".

Vejam que os protagonistas do vídeo   eram pessoas maiores de idade em plena capacidade mental, resolveram ter relações em público e levantaram no Poder Judiciário a questão do "direito à intimidade". Absurdo que veio a ser aceito pela Justiça para ordenar o fechamento do YouTube no Brasil.

Em casos similares, de pessoas que são caluniadas, difamadas ou injuriadas no Orkut, o Tribunal do Rio Grande do Sul já decidiu que deve o Google retirar o conteúdo do site, mas jamais se cogitou a censura pura e simples, como aconteceu no caso Cicarelli. E deve ser notado que uma calúnia, injúria ou difamação é algo muito mais ofensivo que o video da Cicarelli, que afinal poderia ser exibido em qualquer filme da sessão da tarde.

São nessas horas que me vem a famosa Oração aos Moços, discurso de Ruy Barbosa, feito em 1920, cuja atualidade cada vez mais me perturba:

"Não julgueis por considerações de pessoas, ou pelas do valor das quantias litigadas, negando as somas, que se pleiteiam, em razão da sua grandeza, ou escolhendo, entre as partes na lide, segundo a situação social delas, seu poderio, opulência e conspicuidade. Porque quanto mais armados estão de tais armas os poderosos, mais inclinados é de recear que sejam à extorsão contra os menos ajudados da fortuna; e, por outro lado, quanto maiores são os valores demandados e maior, portanto, a lesão argüida, mais grave iniqüidade será negar a reparação, que se demanda."

Portanto, defender a liberdade de expressão e a democracia é saudável e as manifestações que ocorreram na Internet nos últimos dias foi uma mostra da maturidade de nossas instituições.

Por outro lado, promover manifestações na frente da MTV em São Paulo é perda de tempo. A liberdade de expressão no país é muito mais importante do que o emprego da Cicarelli ou o que ela costuma fazer nas férias. No fundo, os protagonistas da confusão são almas de quem tenho muita pena.

2 comentários:

  1. Esse assunto já foi muito saturado e continuar com essa história como você mesmo falou é perca de tempo.
    Não vale mais a pena ficar remoendo este assunto devíamos jogar uma pá de terra sobre tudo que aconteceu, lógico que todos temos que lutar pelos nossos direitos, e em vez de uma manifestação com cartazes escândalos e tudo mais, poderíamos fazer um protesto de silêncio onde as pessoas parassem de assistir a MTV ou até mesmo o programa dela.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo, estamos organizando uma comunidade na blosfera para conseguirmos ter uma participação mais ativa nesse desgoverno.
    Estamos de vento em popa e sua participação seria muito bem-vinda.
    Me visite e leia minha 2 ultimas postagens e se intere do que estamos tentando criar.
    Seu voto e suas opiniões seriam de grande valia.
    Agradeço desde já a sua atenção
    SôniaSSRJ

    ResponderExcluir