terça-feira, 10 de abril de 2007

Os prefeitos levaram

Sem muita vontade de tornar mais eficiente a arrecadação de impostos, especialmente por que isto dá trabalho demais e voto de menos, resta aos prefeitos do país reunirem-se todos os anos em Brasília para pedir mais verbas para os Municípios.

Mas nem sempre dá certo. Em 1998 eles foram barrados pelo Exército na porta de entrada do Palácio Presidencial.  Eram outros tempos. O país sofria com a recessão, juros nas alturas,  crescente deterioração das contas públicas e desconfiança generalizada do mercado.

Hoje, em tempos de bonança e com  o estilo afável do atual presidente, os prefeitos  foram recompensados pelo esforço. O fundo de participação dos Municípios, que constitui parte da arrecadação de alguns impostos da União, foi aumentado em 1%, representando um aumento de 1,5 bilhões de reais nas contas do fundo, para o delírio da prefeitalhada reunida em Brasília.

Às vésperas de um ano eleitoral, seria bom que o povão abrisse os dois olhos para fiscalizar o que os prefeitos vão fazer com este dinheiro, já que a tentação de gastar em obras eleitoreiras para garantir a reeleição será muito grande.

Como exemplo de uma área que precisa desesperadamente de mais verbas é a saúde, mas isso será tema de um próximo artigo.

Um comentário:

  1. Pena que uma boa parte da população não atente para essas manobras dos prefeitos...

    ResponderExcluir