terça-feira, 31 de outubro de 2006

Fumantes sem vez nos hospitais públicos

Deu  no Consumidor RS, um site de notícias, que o governo inglês  decidiu excluir os fumantes da lista de espera das cirurgias. Lá, como aqui, a saúde pública também tem problemas com filas, mas pelo que vi, o governo inglês tem o direito de organizar a saúde pública conforme critérios administrativos.

A explicação é que a operação é muito cara e isso poderá servir como alerta para eles (os fumantes). A instrução é que eles abandonem o hábito ou então não poderão fazer a cirurgia custeada pelo governo. Terão que pagar com o próprio bolso.
Aduziu, ainda, que os fumantes oferecem maior risco de complicações e demoram mais na recuperação, o que gera maiores gastos hospitalares.

Só serão excluídos os fumantes em situação de urgência.

No Brasil, o Judiciário jamais permitiria o governo fazer este tipo de política de saúde, uma vez que a Constituição diz:  "saúde é direito de todos e dever do Estado", o que significa dizer que o sujeito pode ser irresponsável consigo mesmo por toda a vida que a nossa pátria-mãe-gentil irá gastar milhões de reais pela sua recuperação, quando após, poderá voltar a fumar.
Num país mais realista, cada um seria responsável pelos seus atos, mas a idéia fundada na responsabilidade individual não vingou na Constituição.

Talvez por não dar voto.

Um comentário: