quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Novo instrumento do terror



telephone dial art

Originally uploaded by secretagent007.

Vale a pena ter um telefone fixo?
Normalmente as pessoas têm o hábito de dar o telefone fixo para quem solicita dados como bancos, lojas, o local de emprego.  Eles preferem obter o número do telefone fixo porque a ligação é mais barata.

Mas a  divulgação do telefone torna a pessoa exposta.
Portanto, como já era de se esperar, o telefone fixo virou um novo instrumento de violência e extorsão, num país cuja bandidagem age de forma impune e as autoridades fingem que o problema não é com elas.
O golpe consiste nos bandidos que aproveitando-se das leis-da-terra-de-ninguém que vigoram nos presídios do país, ligam para as pessoas, que quase sempre são senhoras idosas, e dizem que o filho sofreu um acidente.
A ligação parece convincente por causa do ruído e da mistura de vozes que aparenta tratar-se de  uma situação confusa.
Aproveitando-se do choque da vítima, eles começam a fazer perguntas como o nome do filho, o carro, e em seguida mudam o assunto para dizer que se trata de um seqüestro, exigem resgate e dão o número da conta-corrente para ser depositado o dinheiro.
É claro que a vítima vai ligar para o celular da pessoa que teria sido seqüestrada para confirmar, mas o celular poderá estar desligado, ou sem bateria, ou não ser ouvida a chamada e as conseqüencias são impensáveis.
Às vezes, antes de aplicarem o golpe, ligam alegando que são da operadora de celular e pedem para desligar o aparelho para facilitar o golpe.
Quando as vítimas depositam o dinheiro, o valor é sacado quase que imediatamente e a conta é fechada.
Apesar de tantas denúncias e casos narrados como estes, parece que nem as companhias telefônicas, bancos ou governo estão fazendo alguma coisa para impedir a ação da bandidagem.
Proteja-se e salve-se quem puder.

Um comentário:

  1. Aconteceu extamente isso comigo. Ligaram para minha avó dizendo que meu tio havia sofrido um acidente. Como ela é superprotetora com ele, ela quase morre.
    Mesmo depois que nós confirmamos que ele estava bem, ela passou dois dias sem dormir devido ao susto.
    Realmente nos ficamos expostos dando nosso telefone fixo.

    ResponderExcluir