domingo, 15 de outubro de 2006

A questão Banrisul



o velho e o 'novo'

Originally uploaded by eneca.

É a velha maldição do vice. Os candidatos aos cargos executivos, por se acharem que são invulneráveis, não têm preocupação de ter um vice de qualidade.

Passei toda eleição sem saber quem era o vice-candidato a governador da chapa tucana na eleição do Rio Grande do Sul, encabeçada por Yeda Crusius.

Só descobri que chamava-se Paulo Feijó na semana passada, quando ele se pronunciou favoravelmente à privatização do Banrisul-banco pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul. Paulo Feijó é empresário, não sei de que ramo, e é filiado ao PFL. Autodenomina-se liberal, pois "prefiro ser neoliberal do que comunista”. É tudo que sei dele.

Sobre o Banrisul, o vice-candidato de Yeda Crusius disse que o banco é um "cabide de empregos". Sobre a gestão financeira do banco, o sujeito que não gosta de comunistas, disse que "o Estado gasta dois milhões de reais por dia no Banrisul. Já pensou se usasse esse dinheiro com a segurança?"

Ia ser mesmo o paraíso! Mas infelizmente a ideologia liberal não sabe o Banrisul é uma estatal lucrativa, como todo banco diga-se de passagem. Neste sentido, o banco financia-se com receitas que são próprias e desvinculadas do Estado, como acontece com toda sociedade de economia mista, que tem autonomia e gerência própria.

Na verdade, o Estado do Rio Grande do Sul, com as finanças do jeito que estão, muito mais depende do Banrisul, do que o Banrisul do Estado, visto que com freqüência o banco é chamado para cobrir as necessidades de caixa do Estado, como vem acontecendo há muitos anos com o pagamento do 13º salário dos funcionários públicos.

Mas tudo isso é só um detalhe, porque para Paulo Feijó não é feio um candidato a vice-governador mostrar desconhecimento sobre finanças públicas.

Feio mesmo é ser comunista.

Um comentário:

  1. Concordo totalmente com este editorial a respeito do Banrisul,como funcionário público reconheço a importância desta empresa para o estado do Rio Grande do Sul, inclusive graças a ela, temos o nosso 13° salario pago em dia, além do que pelo que sei,o Banrisul esta presente em mais de 350 municipios gaúchos,será que um banco privado investiria em um municipio com 2 mil habitantes?capaz.O Banrisul é dos gaúchos, e sempre será.

    ResponderExcluir