sexta-feira, 9 de junho de 2006

Drama de consciência e obrigações cívicas

Professor Arturo Bandini, do Eu vi anteontem, eu acho, é um leitor assíduo deste blog. Seus comentários enriquecem o conteúdo deste espaço. No meu post sobre a invasão do Congresso ele sugere a hipótese de estarmos vivendo em estado de anarquia e assim, pergunta se ele deveria ser mesário nas próximas eleições. De fato, num país em que a lei é tão ignorada, ou só é respeitada quando é conveniente, ou ainda aqueles que acham que têm razão, não precisam se submeter a lei, por que cumprir uma obrigação cívica? Por que logo eu?
A resposta é difícil para quem tem como única obrigação no dia das eleições apenas votar. Assim, não me considero a pessoa mais indicada para responder a pergunta.
Mas se não posso responder, posso fazer outra pergunta: como seriam as eleições se todos se recusassem ser mesários? Eu sei, a resposta não agrada, mas se alguém tiver uma resposta melhor, por favor comente! Link da foto.

Um comentário:

  1. Não diria que meus comentários "enriquecem" afinal hoje em dia alguém pode logo pensar em enriquecimento ilícito. Gosto de participar apenas, ainda mais num ambiente tão interessante.

    Com relação as eleições, logo após nossos gêmeos nascerem minha mulher foi convocada a participar como mesária. A convocação era agressiva, dizia que quem não comparecesse seria preso etc e tal. Seria preso? Olha que era bem provável. Se você fosse da gangue dos sanguessugas, amigo do Marcos Valério, matasse o pai e a mãe aí não seria tão provável.
    (Com o período de amamentação ela foi dispensada.)

    O fato é que exigem que você seja 100% certo e ai de você se não for. Mas os mais errados são intocáveis. Exigem demais dos que já dão demais.

    Talvez essa seja uma das razões pela qual o voto é obrigatório. Quem abrisse mão de votar também não poderia ser chamado como mesário.

    Talvez por isso o voto pela internet através de segurança digital esteja sendo pesquisado. Qualquer um poderia votar em qualquer lugar, acabariam as zonas e seções.

    Talvez por isso na universidade onde dou aulas exista uma lista de "mesários voluntários" - o MEC atualmente dá pontos as instituições que participam desse tipo de campanha.

    Como já disse antes não sou a favor da campanha de voto nulo. Mas talvez só a proximidade de um colapso (como o que aconteceu com a segurança há um mês e pouco) dê uma dimensão melhor do que realmente acontece no país.

    Como diria o Robin, "Santa corrupção, Batman, o Coringa deve estar por trás disso".

    Então, corramos para o Batmóvel.

    Um abraço.

    ResponderExcluir