segunda-feira, 25 de junho de 2007

Dilema dos colegas difíceis

Há  pessoas no ambiente de trabalho que são anormalmente quietas, desconfiadas, inseguras, pessimistas e que aparentam uma extrema insegurança para lidar com os problemas e conflitos que surgem no ambiente de trabalho.

Por sua vez, os colegas tendem a se afastar, o que só piora a situação.

Agora, devo admitir, não os culpo por se afastar, porque a convivência com este tipo de pessoa é extremamente difícil. Neste post, recebo pelo menos um relato por semana de pessoas que são ou foram obrigadas a viver com pessoas com problemas psicológicos (psicopatas). Alguns comentários são de cortar o coração.

Estou percebendo isso no trabalho, claro que isso não se compara com  àquelas pessoas que tem pessoas assim na família, pois se convive muito menos com um colega de trabalho do que com um filho ou esposa, mas, ainda assim, acontecem situações que são complicadas de se lidar.

Por exemplo, convidar para almoçar durante o expediente ou não? Caso se convide, é muito provável que se possa se transformar numa vítima desses predadores psicológicos, mesmo quando a intenção seja ajudar. Pessimismo, dúvidas, insegurança são coisas facilmente dissemináveis e logo uma série de sentimentos negativos passarão a tomar conta. E no fim se pensa: "eu que só queria almoçar..."

Óbvio que se não convidar essa pessoa problemática nada disso vai acontecer, mas ficará a sensação de que algo poderia ser feito para ajudar.

Nunca encontrei uma resposta a esse dilema.

Um comentário:

  1. Olá! Cheguei ao seu blog por acaso e gostei muito, tenho grande afinidade com as questões do direito.
    Quanto ao post, se vc é funcionário público, seus colegas de trabalho também prestaram concurso, certo? Então, se de fato são psicopatas como conseguiram passar no exame psicotécnico? Não sei se vc está falando de psicopatas em termos do senso comum ou se está referindo ao transtorno de personalidade. Enfim é uma situação delicada mesmo...

    um abraço!

    ResponderExcluir