sábado, 12 de maio de 2007

Por que fracassamos

Quando você tiver uma boa idéia, faça. Parece simples, mas não é. Tenho umas três boas idéias na cabeça, mas por enquanto estou inventando várias desculpas para mim mesmo não colocá-las em prática. Steve Pavlina, que mantém um blog inspirador sobre desenvolvimento pessoal, escreveu sobre as razões da procratinação e do fracasso. Fiz uma pequena tradução livre para o português. Abaixo, consta apenas um breve resumo, se você quiser se aprofundar, clique aqui.

a) Pensamento fundado no medo. Você pensa que tudo vai dar errado. E aí não tenta.

b) Excesso de simulação: elas confundem você. Provalmente você imaginará dezenas de cenários que nunca acontecerão. Você fará o desafio muito mais difícil do que ele realmente é. Isso vive acontecendo comigo e quando consigo o objetivo sempre penso comigo: "até que não foi tão difícil".

c) Assumindo riscos desnecessários. Você estima as chances do sucesso além do razoável e passa a gastar, apesar de não tomar os devidos cuidados antes de colocar o plano em prática ou antes de testar uma idéia. "Este projeto da empresa vai dar um enorme lucro e o chefe vai me dar um aumento!"

d) Exagerando as conseqüências do fracasso. Se seu projeto fracassar, você se recuperará. Na tentativa de conquistar alguém, sentir-se rejeitado ou embaraçado são as únicas conseqüência, mas haverá uma grande recompensa (companhia, família, crescimento pessoal) se você for bem-sucedido. Então, superestimar os riscos poderão fazer você parar. "Se eu convidar ela para sair, ela me rejeitará."

e) Sucumbir às críticas. Se suas idéias ou projetos ficarem na sua cabeça por muito tempo, a opinião dos outros passará a confundir você mais e mais. "Pedro diz para eu voltar a estudar, mas Maria diz que isso é perda de tempo."

De todo o jeito, prepare-se, mas não sucumba à armadilha da análise paralisante. A prática no mundo real é uma professora melhor que uma simulação mental. Pule a fase do excesso de análise e vá adiante com uma ação concreta.

Boa sorte :-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário