quarta-feira, 21 de julho de 2010

O fim está próximo!

Nossa! Não achava que isso ia acontecer tão rápido. Tenho que admitir, acho mesmo que estou ficando velho e não consigo mais acompanhar a evolução tecnológica.
Refiro-me ao relatório da Amazon.com, conhecida loja de vendas online dos Estados Unidos, que informou que a venda livros digitais no último semestre superou a de livros convencionais. Segundo o relatório, para cada 100 livros de papel vendidos, foram comercializados 143 obras em formato digital.
Qual é o significado deste resultado? Significa que é o princípio do fim para o livro de papel. Já aconteceu com os discos no formato long-play, que viraram CDs e agora foram substituídos pelos mp3. 
É claro que não faltará quem diga "o que tenho a ver com isso, prefiro livro de papel e pronto." Acontece que não vai demorar muito tempo para ficar difícil encontrar os títulos de livros no formato de papel. Já posso prever a situação em que ao ir a uma livraria, a funcionária dizer: "esse título só temos no formato digital". Não deve ainda ser esquecido o apelo ecológico, pois um livro no formato digital tem o custo ecológico zero, diferente de uma folha de papel, que se origina de uma árvore. Por fim, acho que o preço será mais convidativo.
Realmente, o fim está próximo. Hoje num dia de chuva, fui a uma livraria, pesquisei as prateleiras e comprei "Os Escravos", de Castro Alves. Trata-se de um prazer perto do fim. É triste.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário