segunda-feira, 5 de julho de 2010

Estudante não é "cliente"!

Depois de ler este artigo, o qual noticia sobre uma professora que foi vítima de ciberbullying, por mais antipático e antiquado isso possa parecer, acho que o Código de Defesa do Consumidor deveria ser aplicado com restrições em relação aos estudantes, principalmente de escola particular.
Acontece que na era dos direitos, principalmente na era do Código de Defesa do Consumidor, quando "o cliente sempre tem razão", os papéis de professor e aluno se inverteram. O professor passou a ser equiparado a um serviçal qualquer e o aluno, a quem não raro os pais negligenciam na educação, passou a ser visto como cliente. Assim, os estudantes se sentem no direito de reclamar, agredir e humilhar os professores na sala de aula. Tratam-se de situações que não raro terminam na delegacia de polícia. Os adeptos da "pedagogia do amor" lamentam, porque não se educa dentro de uma delegacia, podem ter razão, mas se nem a família pode com eles, tampouco poderá um professor, visto que agora é tratado como um empregado qualquer.
Meu profundo respeito por aqueles que ainda hoje abraçam a profissão do magistério.

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