domingo, 18 de julho de 2010

Injustiça com Fernando Henrique Cardoso

É triste o tratamento que os candidatos estão dispensando a Fernando Henrique Cardoso. Por certo, seu governo houve erros, corrupção, crise econômica, como vários presidentes que o antecederam. 
Mas também esqueceram o legado da estabilidade econômica, a Lei da Responsabilidade Fiscal e a origem de vários programas sociais, tal como o bolsa-família, na época, chamado bolsa-escola. 
De fato, antes de Fernando Henrique assumir o ministério da fazenda, o país viveu à beira da convulsão social durante décadas, em virtude da perda do poder aquisitivo do salário do trabalhador frente à inflação. 
Já na Presidência de Fernando Henrique Cardoso, o país mostrou severas limitações quanto a manutenção da estabilidade econômica, face aos defits dos orçamentos da União, Estados e Municípios e como o câmbio era o único instrumento possível para evitar que a inflação disparasse, obrigava o governo a manter os juros na estratosfera. Fato é que durante gerações o desequilíbrio das contas públicas era mascarado pela ciranda financeira da inflação. 
Assim,  foi preciso copiar a legislação dos países mais adiantados e criar a lei de responsabilidade fiscal, que pune com cadeia o governante irresponsável.
Portanto, tudo que se vê hoje, é o resultado do que foi plantado na era FH. 
Se os atuais candidatos a presidência desprezam o legado de Fernando Henrique Cardoso, é uma lástima, mas desejo a eles, se eleitos, que façam melhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário