sábado, 11 de agosto de 2007

Estorou a bolha e a conta no cartão de crédito ficou mais cara

Dólar subiu, risco-país disparou e as bolsas do mundo inteiro despencaram por causa da crise no mercado imobiliário nos Estados Unidos.

Tratam-se de hipotecas de alto risco, em que alguns espertalhões hipotecavam os imóveis por causa da onda de valorização do mercado imobiliário nos Estados Unidos. Alguns contrataram várias hipotecas sobre o mesmo imóvel para pagar a anterior, com a vantagem de que o último valor era sempre superior ao anterior, num esquema parecido com uma pirâmide.

Agora, por conta dos calotes, alguns fundos de investimentos bancários que investiam em títulos lastreados nestas hipotecas congelaram suas aplicações, alegando ser impossível calcular o real valor das cotas, o que levou as taxas de juros interbancárias no mundo todo dispararem.

Apesar das empresas divulgarem nos seus balanços lucros superiores aos do ano passado e a perspectiva de que a economia mundial cresça em média mais de 5%, há um medo generalizado de que a crise no mercado imobiliário contamine outros setores de crédito da economia americana, o que poderá levar  a recessão.

Na minha terra, o que se sentiu imediatamente foi na conta do cartão do crédito, pois com o dólar mais caro, as compras nos free shop na fronteira ficaram também ficaram mais caras :-(

Nenhum comentário:

Postar um comentário