terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

O que falta é governo

Cada vez mais me afasto da idéia de que o homem nasce bom, o meio-ambiente é que o torna mau. Com a idade acabei endurecendo minha visão sobre desvios sociais e a criminalidade. A explicação que dou é de que simplesmente cansei. Cansei com a inversão de valores, com a crueldade, com a lei de Gerson, com a preguiça, com a má-educação, com aqueles que querem ganhar a vida à custa do trabalho dos outros, com o poder público lavando as mãos afirmando que isso é um problema "social".

Se o homem sempre nasce bom, como explicar, por exemplo, numa família de oito filhos (coisa não rara na classe pobre brasileira), saiam sete trabalhadores e um delinqüente? A explicação é de que há pessoas que simplesmente não aceitam a ordem social. São pessoas 'audazes', algumas vezes admirados pela mídia, que acreditam que vão se dar bem na vida através da crueldade e do desrespeito à propriedade e a integralidade física do próximo.

Um exemplo: lugar de criança é na escola. É uma crueldade os pais explorarem os filhos para que peçam esmola. Mas alguns pais mandam as crianças para as ruas pedir dinheiro, porque querem viver à custa dos filhos.

O que se precisa é do Estado. Estado com poder de impor a lei e a ordem. Precisamos de Estado para construir prisões, pois os juízes não conseguem aplicar o regime fechado de prisão aos condenados porque não há mais vagas no presídios. Isso explica, em parte, a razão por que o ladrãozinho nunca cumpre pena na cadeia, obrigando o Judiciário sentenciar pena em regime "semi-aberto", permitindo a volta do infeliz às ruas. Enfim, quem avança o sinal vermelho deve ser multado. Quem picha um muro deve dar explicações ao Juiz. Quem depreda patrimônio público deveria ser preso (cena lamentável: assaltos às escolas, coisa muito comum) .

Precisamos de governo que dê prioridade à segurança. O debate sobre autorizar cada Estado da Federação legislar sobre direito penal é uma verdadeira tolice. As leis existem, mas não são aplicadas por que o Estado não cumpre sua obrigação.

4 comentários:

  1. [...] interessante de que as pessoas não nascem boas e se tornam más, mas sim que já nascem más e o que falta é governo para dar um basta nesta [...]

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente morei três anos nos Estados Unidos. E consego fazer comparativos entre duas sociedades tão diferentes. Problemas, soluçãoes, causas, efeitos, consequencias.

    Infelizmente, brasileiros, são mal-educados, não respeitam os pobres, os pedestres, as crianças, os animais, os idosos, os deficientes; não respeitam nada e nem ninguém.

    Queremos cada vez mais direitos. Mas não percebemos que primeiro (como ensinava a minha mãe), que primeiro devemos ter deveres e respeitá-los para depois buscarmos os nossos direitos.

    A mídia (preciso destacá-la pela extrema importância devido ao analfabetimo funcional que a maioria sofre), se encarrega de piorar: os programas não são educativos, os maus, malandros, desonestos, são vitoriosos em quase todos os capítulos das novelas; apenas no final ele quebra a cara.

    A mídia coloca sempre toda a culpa nos políticos. O executivo federal tem as suas mazelas, mas o que falar do estadual e do municipal. Vamos relacionar todos os vícios e mazelas do sistema judiciário brasileiro. Com a compra de sentenças, salários vergonhosos de altos, excesso de funcionários. Uma vergonha.

    Vamos dedicar este parágrafo para os empresários. Não registram os seus empregados, quando registram não pagam os direitos corretamente, demitem quando retornam da licença saúde devido a problemas adquiridos quando trabalhavam na própria empresa!!!!!! Sempre sonegam os impostos, poluem todo o meio ambiente, buscam sempre o maior lucro possível, poluem as cidades.

    As pessoas compram peças roubadas, defendem os ladrões e homicidas, adquirem nos camelôs.

    Criticamos os agentes de trânsito que multam os irregulares e os homicidas do trânsito (50 mil mortos e 100 mil feridos em hospitais em que estamos pagando a conta!!!!!!!)

    Não respeitamos nem nossos vizinhos quando colocamos o som no volume insuportável..

    eu poderia escrever durante 5 horas sobre as comparações entre o brasil e os estados unidos... mas ninguém as minhas palavras nunca chegarão na mídia.... pois os padres, os pastores ainda dizem que o preservativo e a pílula é obra do demônio..... rs rs rs

    valeu

    ResponderExcluir
  3. [...] interessante de que as pessoas não nascem boas e se tornam más, mas sim que já nascem más e o que falta é governo para dar um basta nesta [...]

    ResponderExcluir
  4. O QUE FALTA É IMPOSTO UNICO
    COLOCANDO O IMPOSTO UNICO ,A ESCOLA MELHORA, A MARGINALIDADE ACABA,
    POR SI SÓ , SEM ASSASSINATO SEM ESMOLAS
    O POVO VAI GANHAR MAIS , E TUDO VAI SE ENCAICHANDO

    ResponderExcluir