quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Carnaval da minha cidade morreu

Peço desculpas para quem ainda curte o carnaval em Pelotas. Mas para mim o carnaval daqui morreu há muito tempo.

As pessoas mais velhas nos contam que nos idos da década de 50, quando o antigo Hotel Aliança vivia lotado de hóspedes, o comércio ficava aberto na segunda-feira de carnaval para aproveitar o movimento dos turistas e o pessoal ia para rua simplesmente se divertir. Falava-se que tirando Rio de Janeiro, o carnaval de Pelotas era o melhor do Brasil.

Lembro-me que, embora não tenha acompanhado estes tempos, na minha infância via-se com freqüencia aqueles carros estranhos de placa preta (da Argentina) ou branca (do Uruguai) durante a época do Carnaval.

A medida que eu crescia, comecei a perceber que a cidade ficava cada vez mais vazia. Como opções melhores para o Carnaval surgia Laguna-SC, Garopaba-SC, Salvador-BA, Recife, Olinda...

Com a perda da importância econômica de Pelotas e, pior, com o desaparecimento dos turistas, a cidade fica um deserto durante os quatro dias do reinado momesco. Quem pode, viaja. Quem não pode, fica em casa, assustado com a bandidagem.

Voltando de viagem durante o feriadão do carnaval, perguntei ao motorista do táxi se houve muito movimento de passageiros durante o reinado momesco e ele disse "as coisas não são mais como antes..."

É uma frase típica da nossa cidade e me senti em casa de novo.

Um comentário: