segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Por que sou servidor público


Todo mundo fala mal dos funcionários públicos.
Então, afinal, por que os concursos são tão concorridos, levando-se em conta que o trabalho quase sempre é repetitivo e a remuneração é baixa?

Hoje, lendo o Infomoney, especializado em economia e negócios, saiu uma reportagem (leia na íntegra) com o título: "Empresas demitem executivos para achatar salários". O primeiro parágrafo da reportagem já é suficiente para entender tudo: "Executivos brasileiros também sofrem com a prática das empresas de demitir para achatar salários. Isso significa que elas dispensam um profissional mais caro e contratam, para a mesma posição, uma pessoa que vai ganhar menos".
A mecânica da iniciativa privada é esta: o sujeito que tem muitos anos de casa e acumula vantagens na remuneração acaba virando um "custo" desnecessário para empresa.

"Nesse sentido, o que constatamos é que a demissão de pessoas é uma estratégia de negócios, que visa, sobretudo, a reduzir os níveis salariais recebidos pelos empregados", diz o vice-presidente de Relações Trabalhistas e Sindicais da ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Carlos Pessoa.
Como se a demissão fosse pouco, o sujeito deverá ainda sofrer com o preconceito que o mercado de trabalho possui com pessoas com mais de 35 anos, como já foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação.
O mais curioso é que a reportagem constata que a organização que emprega a demissão como meio de redução de custos "corre o risco de ter de trabalhar com uma equipe desmotivada e sem comprometimento."
Interessante que a reportagem mencione desmotivação e falta de comprometimento, afinal não são exatamente estes os defeitos dos funcionários públicos?
Óbvio que se sujeito tem um grade talento e capacidade de transformar este talento em dinheiro, deve trabalhar na iniciativa privada. No serviço público estaria perdendo seu tempo.
Do contrário, se o sujeito é apenas normal, como eu, se trabalhar na iniciativa privada, provavelmente será alvo de algum chefe pensando na "redução de custos".
Mas o melhor de tudo, ser funcionário público, além de se livrar da tesoura redutora de custos, estará, a sua maneira, ajudando a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário