quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como é que é?

Não escrevo com perfeição. Acho que há muito que melhorar no meu português. Para falar a verdade, estou me acostumando a estudar português uma hora por dia, visando os concursos.
Por outro lado, lendo as petições iniciais de alguns colegas, às vezes fico com vergonha da minha profissão!
Vejo que a ortografia não é a maior inimiga dos advogados. Mas percebo que alguns profissionais possuem uma terrível deficiência de expor os fatos e os fundamentos jurídicos com lógica. Ocorrem ainda muitos problemas de concordância e repetição de palavras na mesma oração que mostram que a pessoa possui um vocabulário muito pobre. Mesmo tratando-se de profissionais com mais tempo de formados que eu!
Embora estas deficiências aparecem em advogados que militam em todas as áreas, noto uma tendência de que os advogados trabalhistas são os que mais apresentam problemas no português. É claro que isso não é a regra geral, conheço muitos profissionais que atuam na Justiça do Trabalho que são ótimos na língua portuguesa.
Gente, vamos estudar!

Um comentário: