quarta-feira, 22 de março de 2006

Mais impostos...


Menos impostos! A Assembléia Legislativa está sob pressão para votar pela redução das alíquotas do ICMS sobre o combustível para aviação. É algo positivo, porque, como quase sempre acontece com todo o tipo de produto, o imposto no Rio Grande do Sul é o mais caro do país. Espera-se que se a proposta vingar, a redução seja repassada ao consumidor final.
Agora, sobre a existência de uma linha aérea para Pelotas pode-se dizer que sob o ponto de vista prático em nada mudaria. O povo (inclusive eu) continuaria a viajar de ônibus, visto que o preço da passagem aérea é absurdamente caro.
No atual estado das coisas, o transporte rodoviário é infinitamente mais importante para a economia do Município do que o aéreo, cite-se por exemplo o número de empregos que são gerados pela Empresa do Terminal Rodoviário.
Mas sob o ponto de vista simbólico, de fato, é péssimo para uma cidade de 350.000 habitantes não possuir uma linha aérea regular.
Agora, SE a linha aérea voltará a nossa cidade é outra questão. As pessoas viajam para onde há interesse econômico ou turístico.
Caxias do Sul, onde há um parque industrial de grande importância, é servida por vôos regulares. Também, partindo de Porto Alegre, há uma linha aérea para Santo Ângelo, na Rota das Missões, cidade habitada por apenas 80.000 habitantes. No caso dessa última, vê-se o quanto que o turismo pode operar milagres.
Portanto, prever uma linha aérea para nossa cidade num futuro próximo é um arriscado exercício de futurologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário