quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Monumento à tolerância e a democracia

Uma mesquita seria construída em Nova York, a duas quadras do "Ponto 0", local onde as Torres Gêmeas foram atacadas, em 11 de setembro de 2001. A ideia enojou alguns membros do Partido Republicano, eleitores e parentes das vítimas de 11 de setembro.

Afora o lado político, o Prefeito Michael Bloomberg afirmou que Nova York é a cidade mais livre do mundo e os proprietários do imóvel tinham o direito de transformar o local num templo. "O governo não tem o qualquer direito de negar qualquer direito", afirmou Bloomberg. A comunidade local aprovou a construção da mesquita.

A decisão foi aplaudida pelo editorial do New York Times. "A decisão reafirmou um dos pilares de uma democracia: a tolerância religiosa." Prossegue o editorial: "ao invés de dar razão às vozes raivosas, muitas delas de candidatos republicanos que querem  se promover,  não era a coisa certa a fazer, era a única coisa a fazer." Acrescentou: Algumas famílias das vítimas dos ataques, a quem merecem nosso respeito e simpatia, não se conformam com a (construção da) mesquita. Mas seria um grande desserviço à memória dos seus entes queridos dar razão ao medo  que os terroristas queriam criar e assim abandonar os princípios de liberdade e tolerância."

É uma pena que não são todos que pensam assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário